Correio Popular Notícia


BELEZA
Hábitos e cuidados podem amenizar a celulite

Data da notícia: 2015-06-23 12:02:13
Foto:

Os indesejáveis furinhos nas pernas e no bumbum podem incomodar muito as mulheres. Entretanto, muitos artifícios podem ser usados no combate à celulite. Além de uma alimentação balanceada e exercícios frequentes, é possível contar com outros hábitos que são aliados da pele lisinha.


O que é Celulite?
Lipodistrofia Ginóide é o nome técnico e correto da celulite, já que o termo também se refere à infecção bacteriana do subcutâneo, mas fora da esfera médica o termo já está consagrado. A celulite é uma alteração causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células, fazendo com que essas células fiquem cheias e endurecidas, deixando o local com ondulações e nódulos, que se manifestam externamente através dos furinhos indesejados. É causada por alterações no tecido gorduroso sob a pele, em conjunto com alterações na microcirculação e consequente aumento do tecido fibroso.

Causas
Existem vários fatores para uma pessoa desenvolver celulite. O excesso de peso é um fator determinante, mas muitas mulheres que tem o peso normal podem apresentar uma alteração no equilíbrio entre a quantidade de gordura do corpo e a massa muscular. Uma mulher magra pode ter uma proporção maior de gordura e menor de musculatura, mantendo normal ou baixo o seu peso final. Este excesso de gordura, associado à ação dos hormônios femininos e alterações na microcirculação e nos linfáticos acabará formando celulite. Existe também fatores externos como cigarro, estresse, má alimentação, poluição e falta de exercícios físicos

Como amenizar a celulite?
A ingestão de água e bebidas saudáveis, como sucos e chás, é fundamental para ajudar em um dos principais agravantes da celulite: a retenção de líquidos. Por isso, invista em uma garrafa para te acompanhar durante o dia e não se esqueça de hidratar o corpo durante o dia. Além disso, a automassagem também é uma boa alternativa para quem deseja eliminar as celulites. Movimentos vigorosos nas pernas, barriga e bumbum estimulam a circulação sanguínea e a eliminação das toxinas, o que contribui para o extermínio dos furinhos. Para potencializar o processo, associe a massagem aos cremes específicos para o problema. Produtos com fórmulas que levam cafeína e mentol são os melhores amigos da pele uniforme.

Para melhorar o aspecto dos furinhos que você já tem e evitar que novos apareçam, a atividade física é primordial. Além de ajudar a eliminar a gordura localizada no quadril e nos glúteos, os exercícios melhoram a circulação e, consequentemente, o aspecto da pele.


TRATAMENTOS

Drenagem linfática
Indicada para todos os graus de celulite tem melhores resultados nos casos iniciais, a drenagem linfática é uma massagem voltada à melhora da circulação local e eliminação de líquidos acumulados nos tecidos. A drenagem também tem um papel importante na prevenção e nas regiões atingidas pela celulite ajuda a diminuir pequenos nódulos de gordura aprisionados no tecido. O método diminui a sensação de inchaço, e apesar de não reverter os casos mais avançados, pode melhorar os sintomas

Massagem modeladora
Enquanto a drenagem linfática estimula a eliminação do líquido acumulado no corpo, a massagem modeladora atua tanto sobre o sistema linfático quanto sobre as placas de gordura. Na verdade a massagem modeladora sozinha para quebrar gordura praticamente não tem resultado, mas combinada a aparelhos com congelamento de gordura (Criolipolise), laser , ultrassom ou radiofrequência têm seus efeitos potencializados.

Creme anticelulite
Ainda não há uma solução definitiva contra a celulite. Os tratamentos também dependem de uma alimentação equilibrada, da prática regular de exercícios, da predisposição genética, entre outros fatores. O uso de cremes anticelulite tem seu efeito questionado e deve estar associado a outros tratamentos e hábitos saudáveis para surtir efeito. O mercado oferece opções com retinoides, castanha da Índia, extrato de chá verde e diversas outras composições. Em geral, a melhora discreta da microcirculação e o estímulo à produção de colágeno, o que melhora um pouco a celulite.

Carboxiterapia
A carboxiterapia, apesar de recomendada em algumas clínicas de estética para todos os tipos de celulite, tem algumas controvérsias médicas. Isso porque, inicialmente, a técnica foi criada para tratar úlceras na pele - a injeção de dióxido de carbono melhorava a circulação sanguínea e a oxigenação dos tecidos, fazendo com que as feridas se fechassem mais rapidamente. Depois, começou a ser usada no meio estético com a idéia de que sua ação vasodilatadora também poderia reduzir a flacidez e as irregularidades decorrentes da celulite. Mas até agora foram feitos poucos estudos sobre a eficácia do método, então a maioria dos dermatologistas não apóia o tratamento. E quando feita tem que ser feita sob supervisão médica.

Criolipólise
Desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, a criolipólise usa baixas temperaturas para acabar com a gordura localizada. O aparelho é colocado na superfície da pele, fazendo as células de gordura serem congeladas a temperaturas negativas para serem destruídas. Em contato com a baixa temperatura, as células de gordura - chamadas de adipócitos - se rompem totalmente. Em consequência, o corpo entende que elas não fazem mais parte do organismo e as expele naturalmente. O tratamento vem fazendo tanto sucesso que é chamado de "a nova lipoaspiração", com a diferença de que diferente desse método, a criolipólise não é um procedimento cirúrgico. Essa técnica é mais indicada para gordura localizada.

Lipocavitação
A lipocavitação é um tratamento estético que utiliza o ultrassom para reduzir a gordura localizada em qualquer área do corpo que tenha acúmulo de gordura. O ultrassom é emitido por uma máquina e repassado à área de tratamento através de um cabeçote, a extremidade deste aparelho. A energia ultrassônica emitida penetra até a gordura subcutânea, gerando pequenas bolhas dentro das células de gordura. Essas bolhas aumentam progressivamente em número e causam agitação no interior da célula e levam ao seu rompimento. O problema é que esse tratamento tem apenas base teórica, não havendo muita comprovação científica da sua eficácia.

Fonte:






Noticia vista 1790 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.